A Alimentação Natural para gatos e cachorros é uma tendência do Mercado Pet, visto que, cada vez mais, os tutores se preocupam com a qualidade de vida do seus animais de estimação. No entanto, ainda há várias dúvidas na hora de optar por uma alimentação saudável para os pets.
Primeiramente, a Alimentação Natural (AN) não se trata de alimentar os pets com restos da comida caseira, como era de costume até a metade do século XX. Esta prática pode, inclusive, ser prejudicial aos animais, dado que temperos convencionais para nós, humanos, como cebola e alho, causam anemia severa em cães e gatos.
Assim, pode-se dizer que a invenção e popularização dos alimentos industriais, destinados aos pets, foi um grande advento para qualidade de vida dos animais de estimação, já que a alimentação dada em casa não era balanceada nutricionalmente para as espécies canina e felina, causando desequilíbrios e distúrbios nutricionais.
Hoje, no mercado brasileiro, há inúmeras opções de alimentos industrializados, específicos para cada período de vida do animal, porte (pequeno, médio, grande), e especializadas para animais com doenças crônicas, como diabetes, insuficiência renal e cardiopatias.
Entre tantas alternativas, quais seriam as vantagens da Alimentação Natural
Para se considerar um alimento como natural, ela não deve conter ingredientes como corantes, aromatizantes e conservantes artificiais, que podem causar reações alérgicas e trazer prejuízos para a saúde do sistema digestivo e para o fígado e rins dos animais. Consequentemente, para animais alérgicos e/ou com mais de uma doença crônica específica, como por exemplo um cão alérgico e nefropata, a AN poderia fornecer os nutrientes necessários para o tratamento das duas enfermidades simultaneamente, já que normalmente são dietas individuais, personalizadas e que levam em consideração o porte, característica de cada raça, idade e exames prévios do animal.
No caso de animais saudáveis, a Alimentação Natural bem balanceada e com suplementação também é uma ótima alternativa, por ser:
Uma alimentação de alta palatabilidade, uma vez que são alimentos frescos e podem ser adequados de acordo com as preferências de cada animal;
Há a possibilidade de variar o cardápio, evitando que o pet, especialmente felino, se enjoe e não coma o suficiente;
Os rins e sistema urinário ficam mais protegidos, já que o alimento natural contém 7 vezes mais água do que o alimento industrializado seco.
Caso haja interesse do tutor em introduzir uma alimentação natural, deve-se sempre ressaltar a necessidade de consultar um médico veterinário nutrólogo previamente, pois, como dito anteriormente, a AN não se trata apenas de alimentar os animais com comida caseira, ela deve ser balanceada nutricionalmente para a espécie em questão. Além disso, qualquer alteração na alimentação de cães e gatos deve ser feita de maneira lenta e gradual, supervisionada por um especialista.
E para os tutores que desejam inserir alimentos menos processados na dieta de seus animais, mas não possuem tempo para cozinhar todos os dias, uma opção é cozinhar em algum dia livre e congelar as refeições, ou buscar por empresas de Alimentação Natural, que tenham suas receitas formuladas por médicos veterinários nutrólogos. Muitas dessas empresas estão surgindo no mercado e oferecem alimentos naturais e nutricionalmente adequados, e nos casos de animais doentes, há opções personalizadas, que atendem suas carências nutricionais específicas.
Caso esteja interessado em iniciar no ramo pet food, a EJAV oferece em seu portfólio, consultorias para Alimentação Natural para cães e gatos. Confiram nossos serviços aqui.
Referências:
- Disponível em: SAAD, Flávia Maria de Oliveira Borges; FRANCA, Janine. Alimentação natural para cães e gatos. R. Bras. Zootec., Viçosa , v. 39, supl. spe, p. 52-59, July 2010 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982010001300007&lng=en&nrm=iso>. access on 18 Dec. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982010001300007.
- Disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/dino/mercado-de-alimentos-para-caes-se-consolida-como-tendencia-no-brasil/
Gostei muito do conteúdo!
Nossa veterinária é especialista em AN, tem PHD en Nutrição Animal na Califórnia e sempre diz que: Cada caso é um caso. O mais importante é ter sempre o acompanhamento de um profissional e principalmente ver o currículo, pois tem muita gente dizendo que é especialista. O que é um especialista? O melhor é procurar ver quais são as formações. Temos visto muitos especialistas com formação do Google na internet. Este é o site da Dra. Manuela se quiserem mais informações e ainda tem ebooks Grátis sobre o assunto: https://veterinarianutricionista.com.br