O Procedimento Operacional Padrão (POP) é um documento organizacional que traduz o planejamento do trabalho a ser executado, com instruções detalhadas para a realização de algum procedimento rotineiro.
Eles auxiliam no controle de qualidade do produto fabricado ou serviço prestado na empresa, permitindo que os processos sejam padronizados e organizados, o que garante maior segurança no trabalho, localização de informações com maior rapidez e atribuição de responsabilidade para aqueles envolvidos no processo específico.
Como funciona?
O POP apresenta instruções das sequências das operações e sua frequência de execução, abordando os seguintes elementos:
O responsável pela execução e listagem dos equipamentos;
Materiais utilizados na realização da tarefa;
Descrição dos procedimentos que devem ser executados nas atividades críticas;
Roteiro de inspeções periódicas dos equipamentos envolvidos;
Todos esses elementos deverão ser aprovados, assinados, datados e revisados anualmente ou de acordo com a necessidade do processo.
Objetivos do POP?
Ele mantém o processo em funcionamento por meio da padronização e minimização de desvios na execução da atividade, ou seja, ele busca assegurar que as ações tomadas para a garantia da qualidade sejam executadas conforme o planejado.
É importante que o procedimento tenha informações suficientes para que os colaboradores possam utilizá-lo como um guia, e que a linguagem utilizada seja simples, clara e objetiva. Assim como, em caso de dúvida, saibam onde buscar mais informações ou a quem recorrer.
Referências:
https://blogdaqualidade.com.br/procedimento-operacional-padrao-pop/
Comments