Texto por: Matheus Canela
A saúde começa pela boca
Você escova os dentes do seu pet?
Cuidar da higiene bucal do seu pet, desde o nascimento dele, é uma medida de prevenção importante contra problemas mais sérios no futuro. Assim como na nossa boca, as bactérias presentes na dos cães e gatos podem se proliferar e se organizar em uma espécie de biofilme, causando problemas como cálculo dentário, popularmente conhecido como tártaro - capa amarela que mancha os dentes dos animais.
OBS: uma das melhores formas de prevenir doenças é escovando os dentinhos do seu amigo diariamente ou 3 vezes por semana no mínimo.
Como escovar os dentes de cães?
Em primeiro lugar, deve-se utilizar uma escova e creme dental adequados para uso veterinário; nunca deve-se usar pasta dental de humanos, pois ela contém abrasivos e outras substâncias que podem causar irritações.
O popular dedal, não é indicado para a escovação permanente. Ele é útil para acostumar o pet nas primeiras escovações, mas suas cerdas não costumam atingir onde é necessário para retirar o biofilme.
Com os utensílios corretos em mãos, comece a passá-los por todos os dentes do seu cão. Importante evitar pressionar as cerdas da escova contra as gengivas do animal, não sendo necessário o uso de força e nem pressa (reduza as chances de acidentes). O importante é ir aos poucos ir acostumando o pet, fazendo de conta que seja algo prazeroso. Desse modo, ele vai associar o momento como diversão.
Vale ressaltar que não é necessário enxaguar, pois, normalmente, a pasta dental canina é feita para não causar problemas de ingestão.
Benefícios da higienização bucal
Ao higienizar corretamente os dentes de seu animal, evita-se problemas como:
Tártaro
placa de bactérias que surge pelo acúmulo de restos de comida nos dentes do cão, quando não é retirada corretamente.
pode evoluir para infecções generalizadas caso as bactérias entrem em contato com o sangue, como: meningites, alterações renais, hepáticas, pulmonares etc.
caso queira olhar a boca de seu pet, é possível ver a placa bacteriana em manchas amareladas ou esverdeadas, próxima à gengiva ou nos dentes.
Mau hálito
Gengivites
Referências:
https://www.hospitalpopularveterinario.com.br/2020/07/10/a-importancia-da-higiene-bucal-do-seu-pet
Comments