A alimentação natural é a fonte mais importante para que o pet consiga alcançar e manter suas necessidades nutricionais diárias, por isso é muito importante ter conhecimento das principais vitaminas e onde podemos encontrá-las!
A vitamina D é uma das mais importantes para o bom funcionamento do organismo dos filhos de patas, afinal ele é capaz de garantir mais energia, além de fortalecer o sistema imunológico e cardiovascular. Na falta dessa vitamina alguns quadros clínicos podem ser observados, como osteomalácia, osteoporose e redução das concentrações de séricas de cálcio e fósforo inorgânico.
E quais são os alimentos que podem ser fornecidos na dieta do pet?
Iogurte natural - é uma boa fonte de vitamina D, mas cuidado, é preciso se certificar que ele não contenha aditivos.
Mel - Pois é! O mel pode sim ser utilizado na alimentação canina, mas é importante ressaltar que ele precisa ser de origem natural. Pode ser oferecido dissolvida em água morna
Maçã - A vitamina D pode ser encontrada também na maçã e essa fruta ainda contém inúmeros outros benefícios. Antes de oferecer ao seu pet é importante retirar o cabo e as sementes, pois essas partes costumam conter cianeto que é tóxico ao pet!
Fígado - O fígado pode ser oferecido como petisco, mas deve ser sempre fornecido cozido e sem temperos
Salmão - O salmão é importante fornecedor de vitamina D. deve estar cozido, sem espinhas e a pele gordurosa precisa ser evitada
Nem sempre é fácil realizar uma dieta que forneça todas as vitaminas necessárias ao nosso pet. Por isso é muito importante levá-los ao veterinário com frequência, para que ele possa seguir uma alimentação baseada em suas necessidades nutricionais.
defic_vitam_peqLuciano.pdf (ufrgs.br)
Comments