Assim como nós, os animais também apresentam preferências em relação aos alimentos. Essa preferência está diretamente relacionada à palatabilidade do alimento e irá definir o sucesso do produto pet food.
Em termos de definição, palatabilidade refere-se a aceitação de um alimento pelo animal, no que diz respeito aos aspectos de:
Odor;
Sabor;
Textura.
Logo, é necessário averiguar esse parâmetro antes do lançamento de uma nova receita.
Existem diversos testes que envolvem o estudo do comportamento animal diante de um alimento. Nesses testes, de modo geral, é possível verificar a aceitação em relação ao odor (“Medida da Primeira Opção''), sabor (“Taxa de ingestão”) e de todas as características de modo conjunto (odor, sabor e textura - “Taxa de consumo”).
Os palatantes são adicionados à receita com a função de aumentar a atratividade sensorial do produto e podem se apresentar na forma de pó ou líquido. Essas substâncias são de origem vegetal ou animal, sendo que as proteínas constituem o principal grupo. Ainda, em relação a qualidade, os palatantes são divididos em:
Econômicos,
Mid-level
Premium.
Por exemplo, a proteína hidrolisada de frango é um ingrediente premium natural que, entre outras funções, também possui propriedade palatante.
Desse modo, em um setor competitivo e em ascensão, é fundamental o investimento na qualidade do produto, a fim de atender as necessidades do público alvo e, consequentemente, ganhar destaque (e clientes) no mercado consumidor!
E você, quer tornar o seu produto pet food mais atrativo? Entre em contato conosco!
Referência:
Blog BRF ingredients
Sempre aprendo muito aqui! 😍
Post incrível!!