Soft Skills (Habilidades Comportamentais)
As soft skills estão associadas às habilidades mentais e a capacidade de lidar com emoções, isto é a Inteligência Emocional do indivíduo. Elas são mais difíceis de serem ensinadas e de serem medidas em parâmetros, por se tratarem do resultado de todas experiências que a pessoa vivenciou em seu meio psicossocial.
Em um processo seletivo essas competências podem ser observadas por meio de testes comportamentais ou psicológicos e dinâmicas focadas para alguma competência específica. Exemplos de soft skill são:
Criatividade;
Empatia;
Confiança;
Organização;
Colaboração;
Proatividade;
Resiliência;
Persuasão;
Liderança;
Resolução de conflitos;
Comunicação eficaz;
Capacidade analítica;
Capacidade de trabalhar sob pressão.
Hard Skills (Habilidades Técnicas)
As hard skills são habilidades que podem ser aprendidas e facilmente quantificadas ou comprovadas. Elas tratam-se do conhecimento que é aprendido na sala de aula, em cursos, em um livro ou em treinamentos no trabalho.
Em um processo seletivo essas competências tendem a ser observadas por meio do currículo, testes específicos e avaliações de conhecimento. Exemplos de hard skill são:
Graduação;
Curso técnico;
Especialização;
Mestrados e doutorados;
Conhecimento em uma língua estrangeira;
Habilidades ligadas à informática;
Gestão de projetos;
Gestão de pessoas;
Programação;
Domínio de Excel avançado;
Contabilidade;
Operação de um processo específico;
Conhecimento na operação de máquinas e ferramentas.
Soft Skills X Hard Skills
As soft skills estão cada vez mais relevantes nos processos seletivos atualmente. Porém ambas são fundamentais para o bom desempenho das atividades, por mais que as soft skills sejam importantes, o profissional precisa apresentar as hard skills também, por isso as duas são complementares e com pesos relevantes para cada atividade!
Entretanto, em situações que as soft skills forem negligenciadas, pode existir a possibilidade de que o candidato escolhido não consiga ficar por muito tempo na empresa. Isso, muitas vezes, leva a empresa a reavaliar questões que poderiam ter sido vistas desse profissional antes de ser contratado e situações como esta serem evitadas no futuro.
Referências
Comments