Vitamina C para pets
- ejav-usp
- 23 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de jul. de 2024
O QUE É A VITAMINA C?
A vitamina C, ou ácido ascórbico, é um macronutriente hidrossolúvel essencial na síntese de colágeno e reparação de tecidos, regeneração da vitamina E e ainda por cima apresenta função antioxidante. Curiosamente, cães e gatos têm a capacidade de sintetizar a vitamina C por conta própria como uma forma de apoiar as funções obrigatórias em seu corpo. Ela também é solúvel em água, o que significa que, quando administrada ao seu animal de estimação, seu corpo pode usar exatamente a quantidade de que precisa, enquanto o resto é eliminado de seu corpo.
POR QUE TOMAR VITAMINA C?
- A vitamina C participa de diferentes processos no organismo. Basicamente, está envolvida na formação dos músculos, dos vasos sanguíneos, dos ossos e dos dentes.
- Além disso, ajuda a absorver corretamente o ferro e participa nos processos de cicatrização
- O fornecimento de ácido ascórbico adicional em sua dieta - junto com uma quantidade equilibrada de outros nutrientes essenciais - pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico do pet.
ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C
Em geral, as dietas comercializadas cobrem todas as necessidades nutricionais sem ter que adicionar nenhum suplemento. Aqui está uma lista com alguns alimentos ricos em vitamina C que podem ser oferecidos aos cães:
Vísceras, como fígado.
Diversas frutas, tais como o mamão. É típico citar a laranja, o kiwi ou o morango como frutas com vitamina C para cães, porém, nem todos os cães gostam deles devido ao seu sabor e aroma - é preciso se atentar também às frutas que são tóxicas aos cães. E, por mais que sejam alimen
tos ricos em ácido ascórbico, eles devem ser dados geralmente sem casca e sem sementes, e apenas como petiscos.
Verduras como brócolis e espinafre
FONTES:
- Blog da Petz
- Blog da Royal Canin
- Blog da Hills Pet
- Uol
TEXTO POR: Fernanda Lopes